top of page

Aprenda a analisar de forma fácil a projeção de queda de árvores sobre circuitos elétricos

Atualizado: 13 de mar. de 2020

Analisar e reduzir riscos em circuitos elétricos é uma tarefa diária nas operações das transmissoras e distribuidoras. A projeção de queda de árvores sobre circuitos elétricos podem ser feitas de forma rápida e confiável utilizando um instrumento de precisão e técnicas.



1. Com um medidor TP 200B LTB ou TP 360B LTB meça a altura da árvore;

Como?

1.1Primeiro caminhe ao redor da árvore em questão e procure um ponto onde seja possível visualizar o topo da árvore, neste caso mantenha uma distância de aproximadamente 1 a 2 vezes em relação à altura. Por exemplo , se a árvore tem aproximadamente 15 metros (no achômetro/olhômetro), mantenha então de 15 a 30 metros de distância da mesma.


1.2 Depois ligue o equipamento e encontre a ROTINA HD-HT e dispare o LASER no tronco (entre 1 e 3 metros da base da árvore aproximadamente) para medir a distância horizontal.

1.3 Posteriormente o equipamento irá solicitar o ângulo da base, sendo assim aponte para a base da árvore para aquisição do ângulo da base.


1.4 Autoaticamente o equipamento pede o ângulo 2 que é o ângulo do topo.


Ao final desta rotina é exibido a altura da árvore.


2. Com o medidor TP 200B LTB ou TP 360B LTB meça a distância entre a base da árvore e o condutor;

Como?


2.1 Posicione se em uma linha reta que forme 90 graus em relação ao circuito/rede. Em outras palavras, imagine que você deve disparar o LASER para a base da árvore e para o cabo sem deslocar o equipamento na horizontal.


2.2 Através da ROTINA HD-ML do medidor meça a distância direta entre a base e o cabo (essa distância em denominei como sendo Vão Livre de Queda).


3. Compare os dos valores obtidos, altura da árvore versus distância entre a base e da árvore e o condutor (tracejado na cor verde, conforme figura abaixo).






Se o valor da altura for menor que a distância entre a base da árvore e o condutor, certamente em uma hipótese de queda a árvore não irá atingir o condutor analisado. O medidor ainda vai proporcionar medidas para saber o quanto faltará para adingir o condutor ou o quanto irá passar sobre o condutor ainda podendo saber se outros condutores serão atingidos...


Informações sobre os medidores em www.medidoreslt.com.br

Eng. Rafael Nascimento

630 visualizações0 comentário
bottom of page