Hipsômetro (português brasileiro) ou hipsómetro (português europeu) é um aparelho desenvolvido em inícios do século XIX, usado para medir a altitude de um lugar, através da diferença nele indicada pela temperatura em que a água entra em ebulição.
Histórico[editar | editar código-fonte]
Dentre seus desenvolvedores conta-se o sábio colombiano Francisco José de Caldas que continuou as investigações dos suíços Horace-Bénédict de Saussure e Jean André Deluc para correlacionar o ponto de ebulição da água com a altura a partir do nível do mar, e determinar a altitude em função da variação do ponto de ebulição da água e da pressão atmosférica. Sobre esta base fabricou o primeiro hipsómetro, instrumento desenhado para determinar a altitude assinalando o ponto de ebulição da água.
Um ano após a morte de Caldas, em 1816, William Hyde Wollaston apresentou um Hipsômetro melhorado em que o termômetro deixava de estar imerso na água e passava a ficar exposto unicamente ao seu vapor.
o hipsômetro vertex laser vl5 360 bt é um hipsometro aplicado na área florestal para medir altura e também distancia com uso de laser pulsado. o Vertex Laser VL5 360 BT é um equipamento importado da europa para Brasil e pode ser e facilmente encontrado por empresas especializadas no seguimento de vendas de equipamentos a Laser. O hipsômetro TP 360B LTB é o melhor medidor de altura e distâncias em linhas de transmissão e subtransmissão do mundo, pois o equipamento é muito robusto e confiável para trabalhos.
Criterion RD 1000 LT
O CRITERION RD 1000 LT foi desenvolvido especificamente para atender as necessidades reais dos profissionais da área florestal, principalmente para pesquisas detalhadas e para docentes ministrar aulas de Dendrometria. Além de medir diâmetro de troncos e galhos de árvores, o medidor exibe medidas relacionadas ao fator de área basal (FAB) para determinadas amostras.